Por que trocar o filtro de óleo

Compartilhe

Muitos consumidores acreditam que para o bom funcionamento de seus automóveis, basta a substituição de óleos e fluidos antigos por lubrificantes novos. No entanto, é fundamental também dar atenção aos filtros presentes no veículo, que têm como objetivo manter esses fluidos sempre puros e com a viscosidade ideal para o motor.

 

Troca do Filtro de Óleo:

 

O filtro de óleo impede que partículas de poeira e resíduos passem pelos tubos do motor. Quando o óleo está deteriorado com sujeiras, sua pressão dentro do motor diminui, dificultando a lubrificação adequada do motor do seu veículo. A substituição do filtro deve acompanhar a troca de óleo, para que o óleo antigo, contaminado com impurezas, também não contamine o filtro.

 

Troca do Filtro de Ar do Motor:

 

 O motor do seu veículo precisa de ar para funcionar. Durante a sucção desse ar, partículas de poeira, sujeira e até mesmo pequenos insetos podem ser atraídos para o motor e por isso, é recomendável que seu automóvel utilize um filtro de ar limpo e que esteja adequadamente instalado.

 

Troca do Filtro de Ar da Cabine:

 

O sistema de ar condicionado do seu automóvel também conta com um filtro, cuja função é remover do ar que circula na cabine interna do seu veículo partículas de poeira, pólen e esporos, que prejudicam o conforto e a saúde dos passageiros.