Tipos de Pneus:
A maioria dos pneus de passeio no mercado hoje se categorizam em três tipos de banda de rodagem: assimétrico, direcional e simétrico. A seguir você encontrará as características de cada um deles:
Assimétrico
Modelo mais recente na indústria de pneu. O jeito mais fácil de identificar um pneu assimétrico é olhando na parede do pneu e procurando as palavras: outside/inside, exterior/interior ou extérieur/intérieur, ou algo parecido que indica algum lado específico. Outra maneira de identificar, é observando na banda de rodagem. O desenho de um pneu assimétrico não é homogêneo ao longo da banda em contato com o asfalto e por isso, deve-se observar.
Simétrico
Possui desenho tradicional que representa maioria dos pneus no mercado. Pode-se observar dividindo o pneu pelo meio na banda da rodagem e se ambos lados forem iguais ao se inverter as direções, então trata-se de um pneu simétrico.
Direcional
Esse pneu pode ser identificado mais facilmente. Se for possível observar na banda de rodagem um desenho que aponte em uma direção, com ambos lados iguais (simétricos), então trata-se de um pneu direcional. Outra maneira é observando na parede do pneu a existência de flechas ou algum símbolo que indique sentido. Existem vários tipos de símbolos e é sempre fácil perceber a direção na qual o pneu tem que rodar.
Rodízio de Pneus:
O rodízio existe porque os pneus do carro não se desgastam uniformemente. Os da frente costumam ter vida útil menor que os de trás, pois são submetidos a maiores esforços, provocados pelo sistema de direção e também de tração, que é dianteira na grande maioria dos automóveis. Então, em determinado ponto, troca-se os componentes de eixo, para equilibrar a vida útil.
Muitos fabricantes de pneus recomendam o rodízio a cada 10 mil quilômetros. Esse prazo vale como parâmetro, mas não deve necessariamente ser seguido à risca, pois o desgaste pode sofrer variações em função do tipo de condução e das características relativas às vias pelas quais o automóvel circula. Assim sendo, é indispensável fazer inspeções visuais para conferir o estado dos pneus e constatar se já é hora de adotar o procedimento.
Dependendo do tipo de tração (dianteira ou traseira) que o veículo possui, o sentido de inversão das rodas vai mudar. Na maioria das vezes, este tipo de instrução vem no manual do carro. Mas é sempre bom saber como efetuar o rodízio de maneira correta.
Em carros em que a tração é dianteira, a maneira correta de se fazer o rodízio é colocar os pneus de trás na frente em linha reta, e os da frente para trás cruzando (ou seja, o pneu dianteiro direito fica na traseira esquerda, e o dianteiro esquerdo fica na traseira direita). Já em carros com a tração traseira, o processo é invertido. Quem cruza são os pneus traseiros, e os da frente vão para trás em linha reta.
Mas há exceções. Os pneus com desenhos unidirecionais devem sempre ser trocados em linha reta. Os de trás vão para frente, e os de frente vão para trás. Outra dica importante é que pneus de tamanhos diferentes não podem ser trocados entre si.
Após realizar o rodízio, é preciso verificar o alinhamento da direção e o balanceamento das rodas, procedimentos de manutenção que também devem ser efetuados a cada 10 mil quilômetros. É importante tomar cuidado para que o desgaste seja o mais regular possível, por isso, é imprescindível fazer a calibragem correta do equipamento; não se esqueça de verificar a pressão do estepe. E sempre compre pneus novos quando eles estiverem carecas.